XII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática
EBRAPEM - Educação Matemática: Possibilidades de interlocução
05 a 07 de Setembro de 2008
Unesp - Rio Claro - SP

GT 01 - Formação de Professores de Matemática

Inscrição
Tipo
Título
18  Apresentação  A formação continuada de professores de matemática na atividade coletiva 
28  Apresentação  Professores Universitários que Usam a Tecnologia de Informação e Comunicação nas Aulas de Cálculo 
35  Apresentação  Uma proposta para a formação de professores de um ensino de matemática com elementos da história da trigonometria 
37  Apresentação  Concepções de matemática e de avaliação expressas nos relatórios avaliativos de professores 
43  Apresentação  A identidade profissional docente frente às imposições das políticas públicas 
44  Apresentação  A Interdisciplinaridade no Currículo de Matemática de Ensino Médio 
46  Apresentação  Uma investigação sobre a aprendizagem doTeorema Fundamental do Cálculo 
48  Apresentação  CARACTERÍSTICAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM FOCO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA E MATEMÁTICA 
55  Apresentação  O estudo de fractais para futuros professores de matemática 
60  Apresentação  Trabalho com projetos em educação matemática: formação e prática docente 
74  Apresentação  A História da Produção em Pesquisa sobre Formação de Professores: Unesp ? Rio Claro e a Temática ?Trabalho? 
79  Apresentação  A Álgebra no Ensino Superior e no Ensino Fundamental e Médio: existe Conexão? 
94  Apresentação  O Espaço de Formação do Pedagogo para o Ensino de Matemática no Contexto de um Projeto Integrado de Formação Inicial de Professores 
100  Apresentação  Práticas compartilhadas em um grupo de alunas da pedagogia que ensinam(rão) matemática 
112  Apresentação  Os Números Decimais e suas Implicações: uma Análise de Atividades Usando a Calculadora nas Aulas de Matemática em Nível dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 
113  Apresentação  O ensino da estatística na escola básica: mobilizando o conhecimento da prática dos professores 
119  Apresentação  Explicitar e Discutir Diferenças: o que isso teria a ver com formação de professores? 
125  Apresentação  Formação de professores de matemática no cenário da mudanças curriculares: o caso da universidade federal do Acre 
126  Apresentação  A Produção de Vídeo-Caso em Hipertexto na Educação Matemática: uma Contribuição para a Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática 
133  Apresentação  Desenvolvimento profissional com apoio de grupos colaborativos: o caso de professores de matemática em início de carreira 
143  Apresentação  A (Des)Profissionalização do Professor de Matemática 
144  Apresentação  Uma discussão sobre a articulação entre as disciplinas específicas e pedagógicas em um curso de licenciatura em matemática 
154  Apresentação  Estágio Curricular Supervisionado: análise de propostas em cursos de Licenciatura em Matemática 
156  Apresentação  As Potencialidades do Trabalho com Projetos, em Cálculo Diferencial e Integral I, integrado às Tecnologias Digitais na Formação Inicial Docente em Matemática 
157  Apresentação  Teoria elementar dos números: uma análise com os cadernos do professor do ensino médio 
162  Apresentação  A Ressiginificação da Prática Profissional a Partir de um Curso de Mestrado Profissional 
163  Apresentação  Saberes docentes e questões metodológicas 
168  Apresentação  Formação continuada do professor das séries iniciais: uma investigação sobre a ressignificação de conceitos geométricos, a partir do uso do software cabri-géomètre 
169  Apresentação  Relações topológicas na educação infantil: o que conhece o professor? 
173  Apresentação  Mobilização na escola, desempenho escolar e saber matemático: estudo em um grupo específico de alunos de escolas pública e particular. 
178  Apresentação  Equações no Ensino Médio: Uma Síntese das Dissertações e Teses Produzidas no Brasil de 1998 a 2006 
187  Apresentação  O Programa Universidade sem Fronteiras na Formação Inicial de Professores de Matemática 
189  Apresentação  Propostas de formação inicial de professores de matemática: um estudo de PPPs de cursos no estado do Paraná 
197  Apresentação  "O tornar-se o que se é" do professor de matemática e o espaço escolar 
198  Apresentação  Significados Fenomenológicos da Orientação Pedagógica para o Ensino Fundamental de Geometria 
200  Apresentação  Formação Continuada Docente no Rio Grande do Sul: horizontes e contradições presentes nas Políticas Públicas 
206  Apresentação  O trabalho docente do professor formador: um estudo de caso em uma instituição privada 
207  Apresentação  Um estudo das organizações didática e matemática de professores em início de docência durante as aulas de função 
208  Apresentação  As dificuldades e dilemas dos professores PEBI em início de carreira 
219  Apresentação  Investigando geometria: aprendizagens de professoras da educação infantil 
222  Apresentação  A escola como local privilegiado para a formação continuada de professores 
223  Apresentação  A implementação da proposta do programa de desenvolvimento educacional, com resultados das interações a distância do grupo de trabalho em rede no estado do paraná 
225  Apresentação  Trajetória de Vida de Professores de Matemática 
235  Apresentação  Desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática: como o professor se transforma no professor que é 
241  Apresentação  Acaso e incerteza na concepção de professores que ensinam matemática 
243  Apresentação  As conversões de Registros do Objeto "Distribuição de Freqüências" em um Ambiente Informatizado 
246  Apresentação  As possíveis influências das experiências da prática na cultura docente dos futuros professores de matemática 
252  Apresentação  Autocartografia: percursos de formação, prática e saberes docentes na constituição dos espaços de saber/poder no ensino de Matemática 
253  Apresentação  Demonstrações em geometria euclidiana: uma sequência didática como recurso metodológico para seu ensino. 
254  Apresentação  No Sertão Tem disso Sim: A Formação do Professor de Matemática Pesquisador no Projeto Parceladas 
257  Apresentação  O Ensino dos Conceitos de Análise Combinatória e o Livro Didático: discurso de professores do ensino médio 
263  Apresentação  Probabilidade e tarefas exploratório-investigativas: mobilização e produção de saberes nas aulas de matemática 
266  Apresentação  Mentalidade curricular em educação matemática: uma perspectiva multicultural 
271  Apresentação  Formação de professores para o ensino de matemática na escola fundamental: um olhar sobre o tema medidas 
272  Apresentação  Formação Matemática do Professor nas Disciplinas de Conteúdo Matemático de um Curso de Licenciatura em Matemática 
274  Apresentação  O processo de leitura e escrita na resolução de problemas matemáticos 
277  Apresentação  Resolução de problemas nos iniciais do ensino fundamental: uma análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais 
286  Apresentação  A formação inicial do professor de matemática na modalidade a distância: oportunidades iguais em condições diferentes 
287  Apresentação  O Logicismo, o Formalismo e o Intuicionismo e seus Diferentes Modos de Pensar a Matemática 
288  Apresentação  A Licenciatura em Matemática e a Formação de Intelectuais Críticos: limites e possibilidades 
291  Apresentação  Capacitação/formação continuada dos professores que ensinam matemática nas séries iniciais 
297  Apresentação  O curso de Pedagogia e a formação Matemática para a docência nas séries iniciais do ensino fundamental 
298  Apresentação  Os Registros de representação semiótica e o trabalho com aritmética nas séries iniciais da escolaridade: uma experiência de formação docente 
305  Apresentação  nvestigação do Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Metodologia de Resolução de Problemas 
306  Apresentação  O Modelo dos Campos Semânticos como Instrumento de Leitura da Prática Profissional do Professor de Matemática. 
307  Apresentação  Dilemas e Dificuldades do Professor em Início de Carreira 
308  Apresentação  Trajetórias de Formação: o desenvolvimento profissional de professores de matemática 
310  Apresentação  De que Forma os Professores que Ensinam Matemática nas Séries Iniciais Interagem com as Tecnologias Áudio-Visuais nos Programas de Educação Continuada? 
323  Apresentação  Geometrias Não-Euclidianas em um Curso de Atualização para Professores da Educação Básica 
328  Apresentação  Educação Continuada em Grupos de Estudo: possibilidades com foco no ensino da Geometria 
330  Apresentação  Era uma vez... Aprendizagens de Professoras Escrevendo Histórias Infantis para Ensinar Matemática 
331  Apresentação  Produção de Objetos de Aprendizagem Colaborativa para o Portal Educacional da Secretaria de Educação do Estado do Paraná com Professores de Matemática 
332  Apresentação  Desenvolvimento metacognitivo na formação inicial de professores de matemática 
335  Apresentação  A pesquisa brasileira sobre formação de professores que ensinam matemática: diversidade teórico-metodológicas, desafios epistemológicos e a busca de identidade 
346  Apresentação  Biografias Educativas e a Constituição Profissional de Formadores de Professores de Matemática 

Total de Trabalhos = 75

GT 02 - Filosofia, Epistemologia e Educação Matemática

Inscrição
Tipo
Título
16  Apresentação  A escrita em aulas de matemática: uma proposta para a busca da identidade e alteridade 
42  Apresentação  Um estudo do primeiro projeto pedagógico do ?curso superior de tecnologia em fabricação mecânica? ofertado no campus ponta grossa da utfpr: trilhando caminhos para esclarecer o modo pelo qual a ciênci 
69  Apresentação  O que é Demonstração? Aspectos filosóficos 
98  Apresentação  : Matemáticas nos usos e jogos de linguagem: ampliando concepções na Educação Matemática 
110  Apresentação  Currículos de Matemática no Ensino Médio: estabelecendo critérios para escolha e organização de conteúdos. 
164  Apresentação  Pensar a Formação do Professor de Matemática: discussões teóricas atuais 
167  Apresentação  No "tecer" de uma Pesquisa: o que pode uma escola? 
188  Apresentação  Compreender-se educador matemático 
205  Apresentação  A importância da contextualização e da descontextualização no ensino de matemática: uma análise epistemológica 
214  Apresentação  Prova, Explicação e Intuição em Bernard Bolzano 
259  Apresentação  Estratégias de Ensino de Sistemas de Equações Algébricas em Livros Didáticos Usados no Brasil (1890 - 1930) 
281  Apresentação  BIOLOGIA E MATEMÁTICA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NO ENSINO MÉDIO 
290  Apresentação  Reflexões sobre a Educação na Visão Einsteiniana 
320  Apresentação  Um ensaio sobre educação matemática e linguagem 
333  Apresentação  O significado de matemática no termo educação matemática 

Total de Trabalhos = 15

GT 03 - Psicologia na Educação Matemática

Inscrição
Tipo
Título
36  Apresentação  O conhecimento simbólico e a álgebra escolar: um estudo sob a ótica da análise do comportamento 
104  Apresentação  Pensamento Matemático e Psicogênese de Conceitos Econômicos: interfaces e implicações para a educação matemática 
139  Apresentação  Influências de valores dos professores de matemática na dimensão afetiva dos alunos 
201  Apresentação  Os Problemas Multiplicativos: a leitura e o raciocínio utilizado para resolver os problemas e expressar na forma escrita 
256  Apresentação  O papel da diversificação de atividades para a compreensão das noções de geometria na escola 
294  Apresentação  A relação professor/aluno e o processo ensino aprendizagem em matemática 
304  Apresentação  Um estudo sobre as relações entre as atitudes em relação à matemática e a resolução de problemas envolvendo frações 
343  Apresentação  Recurso interpretativo funcional como saber docente no ensino de conteúdos curriculares de matemática 
409  Apresentação  Foro Multidisciplinar de Discussão 

Total de Trabalhos = 9

GT 04 - História da Matemática

Inscrição
Tipo
Título
Apresentação  Dimensões Teórico-Metodológicas Implícitas nas Inter-Relações entre o Desenvolvimento Histórico do Cálculo Diferencial e Integral e seu Contexto na Educação Matemática 
72  Apresentação  Considerações Sobre o Estudo Histórico-institucional da Sociedade de Matemática de São Paulo 
111  Apresentação  Ternos pitagóricos: uma ferramenta pedagógica no ensino do teorema de Pitágoras 
117  Apresentação  Um Conto, uma História e um Poema: uma Primeira Análise da Obra de Mario Tourasse Teixeira 
215  Apresentação  A relação cartografia e geometria diferencial: da influência grega às obras de Mercator, Lambert e Gauss 
227  Apresentação  Sistemas semióticos de significação cultural e tecnologias da inteligência no ensino de matemática 
262  Apresentação  Concepções sobre Infinto dos Licenciandos em Matemática da Universidade Federal do Espírito Santo 
265  Apresentação  Problemas e Modelos Matemáticos que Contribuíram com o Desenvolvimento do Cálculo: dos gregos a Newton 
337  Apresentação  Há revoluções na matemática? 
345  Apresentação  A participação da história da matemática na formação de professores de matemática na óptica de professores/pesquisadores 

Total de Trabalhos = 10

GT 05 - História da Educação Matemática

Inscrição
Tipo
Título
Apresentação  Educação matemática no estado do Maranhão: um resgate da formação de professores de matemática no período de 1960 a 1990 
41  Apresentação  Perspectivas da constituição da Educação Matemática como campo de pesquisa na Universidade Federal de Minas Gerais:uma investigação das ações, práticas e produções desenvolvidas no âmbito do PPGE-UFMG 
71  Apresentação  A Teoria dos Conjuntos no Ensino Primário: um marco da linguagem da matemática moderna 
107  Apresentação  Bento de Jesus Caraça e a Educação Matemática 
118  Apresentação  O ENSINO DE FUNÇÕES NO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL. 
123  Apresentação  O ensino de geometria: problematizando o uso dos materiais manipuláveis 
124  Apresentação  A Problemática do Uso da Figura no Ensino de Geometria : indicativos para uma pesquisa histórica 
158  Apresentação  As Licenciaturas em Matemática: configuração em movimento 
165  Apresentação  O professor de matemática como sujeito de sua prática de ensino: fazendo história, assumindo riscos 
166  Apresentação  Os Bordados e os Tecidos 
181  Apresentação  O Movimento da Matemática Moderna e as Escolas Técnicas de São Paulo, 1960-1980 
190  Apresentação  O SCHOOL MATHEMATICS STUDY GROUP E O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL 
202  Apresentação  Ensino da técnica da perspectiva: encaminhamentos para uma pesquisa histórica 
231  Apresentação  Elementos Históricos da Educação Matemática no Contexto Amazonense (1850 A 1950). 
270  Apresentação  Possibilidades metodológicas na construção de uma narrativa histórica 
276  Apresentação  Matemática Moderna e Formação de Professores: análise da linguagem matemática estruturalista nos programas das disciplinas do curso de licenciatura em matemática da UFSC, durante as décadas de 60 a 80 
293  Apresentação  Circulação e História das Idéias em Portugal: Azevedo Fortes e a Engenharia Militar do século XVIII 
303  Apresentação  Análise de textos didáticos: algumas compreensões 
327  Apresentação  O Papel Determinante da Educação e do Lyceu do Prof. Salathiel de Almeida na Configuração do Contexto Geopolítico, Social e Econômico do Município de Muzambinho 

Total de Trabalhos = 19

GT 06 - Tecnologias Informáticas e Educação Matemática

Inscrição
Tipo
Título
Apresentação  Lógica Matemática no Ensino Médio: uma proposta de atividades para mobilizar raciocínios com estrutura lógica formal 
11  Apresentação  Geometria Hiperbólica: uma proposta didática a distäncia 
21  Apresentação  Ensino de Funções de 1º e 2º graus no 9º ano do ensino fundamental com o auxílio do software GRAPHMAT 
23  Apresentação  O Uso das Calculadoras nas Aulas de Matemática: concepções de professores, alunos e mães de alunos 
27  Apresentação  Elementos de uma Proposta de Formação de Professores da Licenciatura em Matemática: articulando o uso das TICs e a formação inicial do professor de Matemática 
32  Apresentação  Física e Matemática ? Uma Abordagem Construcionista: ensino e aprendizagem de cinemática e funções com auxílio do computador 
33  Apresentação  Um sistema baseado em conhecimento com interface em lingua natural para o ensino de matemática 
47  Apresentação  Investigações, Tecnologias e Aprendizagem Matemática 
49  Apresentação  O Trabalho Docente com Geometria Dinâmica em uma Perspectiva Investigativa 
51  Apresentação  O jogo computacional nas aulas de matemática no ensino médio: uma abordagem crítica. 
75  Apresentação  Movimento das pesquisas que relacionam as tecnologias da informação e comunicação com a formação de professores no contexto da educação matemática 
80  Apresentação  Grupo de Estudos e a Produção de Atividades Matemáticas utilizando o Winplot 
90  Apresentação  Dos conceitos dinâmicos à dinâmica dos conceitos no ensino-aprendizagem da geometria dinâmica e o papel do professor do ensino superior neste processo 
96  Apresentação  Utilizando blogs como ferramenta de suporte a aprendizagem de matemática no ensino superior 
97  Apresentação  Aprendizagem significativa e geometria dinâmica 
99  Apresentação  O Computador na Prática Docente: Um Estudo dos Aspectos que Dificultam seu Uso 
137  Apresentação  A concepção de professores de matemática sobre a inter-relação da matemática e física no uso de objetos de aprendizagem 
142  Apresentação  Tecnologias e Professores de Matemática: usos e desafios 
151  Apresentação  A compreensão do conceito de função mediante a utilização da planilha 
153  Apresentação  Dimensões Implícitas nos Processos de Visualização e Representação de Conceitos Matemáticos em Cálculo Diferencial e Integral no Contexto das Possibilidades Didático-Pedagógicas de um Software Tridime 
155  Apresentação  O uso do hipertexto na aprendizagem de cálculo em um ambiente virtual 
171  Apresentação  O SIGNIFICADO DAS MÍDIAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO: O uso (crítico) do computador pode auxiliar a aprendizagem e promover a contextualização? 
180  Apresentação  Jornal eletrônico de matemática: usando o blog como instrumento de re-elaboração de compreensões sobre o conhecimento matemático do aluno do ensino médio do cepae 
182  Apresentação  Calculadora Colorida e Musical: o papel da percepção sonora na atribuição de significados matemáticos para números racionais por alunos cegos e alunos com baixa visão 
191  Apresentação  Ensino de Matemática e Computador: uma estreita relação 
192  Apresentação  Calculadora colorida e musical: uma ferramenta para explorar números racionais. 
193  Apresentação  Um Estudo de Dissertações de Mestrado de Educação Matemática que Utilizam Tecnologias no Ensino e Aprendizagem no Contexto da Álgebra 
212  Apresentação  A Elaboração de Conjecturas em Geometria com o Auxílio do Cabri-Geomètre 
226  Apresentação  WebQuests: laços entre concepções e atitudes em tarefas de Álgebra produzidas por educadores na Comunidade Virtual EscolaBR 
232  Apresentação  Um Estudo das Dissertações de Mestrado de Educação Matemática da PUC/SP que Utilizam Tecnologias no Ensino e Aprendizagem no Contexto da Geometria. 
234  Apresentação  Objetos de Aprendizagem e Proporcionalidade: uma análise da construção dos conceitos a partir da Teoria dos Campos Conceituais 
245  Apresentação  O Tratamento da Informação nos Guias Curriculares e no Saresp: subsídios para uma seqüência didática apoiada nas Tecnologias de Informação e Comunicação 
258  Apresentação  A utilização de tecnologias para o ensino aprendizagem das regras de sinais 
284  Apresentação  Resolução de Sistemas de Equações do 1º Grau com Auxilio do Aplusix 
285  Apresentação  Utilizando o Second Life como suporte ao ensino da Matemática: desafios e perspectivas 
317  Apresentação  Mudanças na Prática Pedagógica do Professor de Matemática com a Inserção do Computador: uma proposta de pesquisa-ação 
322  Apresentação  Aprendizagem de conceitos geométricos em ambiente de geometria dinâmica ? uma análise da produção de alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental 
324  Apresentação  TRABALHANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS COM TECNOLOGIAS INFORMÁTICAS POR MEIO DA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇAO CIVIL 
326  Apresentação  Estratégias para o Ensino de Funções através do Tabulæ Colaborativo e do MathMoodle 
329  Apresentação  Projetos de Modelagem ao Longo de um Curso Online 
338  Apresentação  Perspectivas comunicacional e hipertextual à luz das tecnologias em educação 

Total de Trabalhos = 41

GT 07 - Etnomatemática

Inscrição
Tipo
Título
29  Apresentação  Relações entre as características locais de uma escola rural e as aulas de matemática das séries finais do ensino fundamental 
54  Apresentação  Os saberes matemáticos e suas relações com o cotidiano: um estudo da etnomatemática na Comunidade Campestre 
134  Apresentação  Etnomatemática: do ôntico ao ontológico 
217  Apresentação  Geometria em Práticas e Artefatos das etnias Tupinikim e Guarani do Espírito Santo 
221  Apresentação  Um Estudo da Construção de uma Proposta Curricular de Matemática para o Curso de Licenciatura Indígena Teko Arandu. 
236  Apresentação  Conexões teóricas e práticas entre Etnomatemática e Edcação Matemática Crítica 
251  Apresentação  Letramento e Etnomatemática: saberes matemáticos no cotidiano dos ribeirinhos 
278  Apresentação  Os saberes matemáticos dos fabricantes e tocadores de rabecas da festividade de São Benedito em Bragança-Pa 
289  Apresentação  Diálogo entre aprendizagem matemática e cultura amazônica no contexto da sala de aula 
292  Apresentação  Pensando em um Currículo de Matemática para a Escola Ribeirinha: entre o saber local e o saber global 
313  Apresentação  Sala de aula como um espaço sociocultural: uma prática educativa com um olhar etnomatemático 
341  Apresentação  A marchetaria e as dimensões da etnomatemática 
344  Apresentação  Educação matemática crítica: contribuições para o debate teórico e seus reflexos nos trabalhos acadêmicos 

Total de Trabalhos = 13

GT 08 - Investigação em Sala de Aula e Formulação de Problemas

Inscrição
Tipo
Título
Apresentação  As diferentes linguagens que (co)existem e se articulam nas aulas de matemática 
Apresentação  Observação e generalização de padrões e o trabalho com progressões aritméticas 
24  Apresentação  Investigação de Aprendizagens Envolvendo Validações Algébricas de Conjecturas no Conjunto dos Inteiros. 
58  Apresentação  Praticas de leitura e escrita nas aulas de matemática: Contribuições para uma abordagem da matematica no Ensino Fundamental à luz da teoria da aprendizagem situada 
62  Apresentação  Fractais e aulas exploratório-investigativas: um estudo do pensamento e linguagem algébricos na escola básica 
78  Apresentação  O calendário e o jogo de dominó: uma abordagem metodológica na educação matemática 
92  Apresentação  O ensino-aprendizagem-avaliação de geometria através da resolução de problemas: perspectivas à formação inicial docente em matemática 
128  Apresentação  Algumas Reflexões Relativas à Variável, Mobilizadas Segundo o Modelo 3UV 
130  Apresentação  Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Geometria através de Resolução de Problemas 
135  Apresentação  Uso da investigação matemática no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental 
138  Apresentação  Campreensões Elaboradas por Alunos com Dificuldades de Aprendizagem em Matemática na Lida Com o Material Cuisenaire 
141  Apresentação  Pensamento e Linguagem Algébrica dos Estudantes em Fase Inicial do Ensino de Álgebra 
145  Apresentação  A observação e a generalização de padrões e seus beneficios aos alunos do ensino Médio 
147  Apresentação  Um estudo de procedimentos de validação de igualdades algébricas por meio da aritmética e da geometria 
159  Apresentação  Um estudo sobre a identidade matemática de alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar 
170  Apresentação  Educação matemática: interlocuções com a educação na arquitetura 
179  Apresentação  O Significado do Sinal de Igualdade na Jornada pelos ?Três Mundos da Matemática? 
183  Apresentação  Os cenários de investigação matemática como metodologia para o ensino de geometria no ensino fundamental 
185  Apresentação  Equações de 1º e 2º graus e funções afim e quadrática: detecção de lacunas entre alunos do ensino médio 
196  Apresentação  Uma Organização Didática para Ensinar Conteúdos Matemáticos por meio de Situações Problematizadoras 
209  Apresentação  Uma Investigação das Argumentações de Alunos do Sexto Ano do Ensino Fundamental sobre Fração 
210  Apresentação  Critérios de divisibilidade: estudo por meio de uma seqüência didática. 
233  Apresentação  Os alunos de 5ª série/6º ano frente a atividades sobre observação e generalização de padrões 
240  Apresentação  O significado de equação no último ano do segundo ciclo do ensino fundamental: um olhar sobre alunos reprovados e não-reprovados à luz de diferentes mundos da matemática 
275  Apresentação  Uma investigação sobre função Quadrática com alunos do 1º ano do Ensino Médio 
279  Apresentação  O cálculo mental como ferramenta e objeto durante o estudo de proporcionalidade por alunos do 7o ano do ensino fundamental 
282  Apresentação  O ensino da trigonometria subsidiado pelas teorias dos campos conceituais de Vergnaud e da aprendizagem significativa de Ausubel 
299  Apresentação  Um Panorama das Dissertações Voltado ao Ensino Fundamental Referente a Equações Algébricas 
309  Apresentação  Análise combinatória apoiada na metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas 
334  Apresentação  Matemática no Ensino Fundamental: estratégias metodológicas para o processo ensino-aprendizagem durante o cinqüentenário - 1958/2008 
336  Apresentação  Investigações geométricas: desde a formação do professor até a sala de aula de matemática 
342  Apresentação  A Implementação da Edição Especial do Programa São Paulo Faz Escola com Vistas à Resolução de Problemas e aos Níveis de Conhecimento Esperados. 

Total de Trabalhos = 32

GT 09 - Modelagem Matemática, Educação Estatística e Educação Ambiental

Inscrição
Tipo
Título
52  Apresentação  Modelagem Matemática e a Dinâmica da Formação a Distância 
76  Apresentação  Articulando Educação Estatística e Modelagem Matemática em uma Investigação com o Ensino Medio 
83  Apresentação  Vertentes teóricas presentes nas produções científicas de modelagem matemática no cenário internacional: análise dos artigos publicados nas international conference on the teaching of mathematical mod 
89  Apresentação  O Processo de Escolha dos Trabalhos de Modelagem Matemática pelos ALunos: Apresentação de dados 
105  Apresentação  Os fenômenos de congruência e não-congruência em conversões entre registros de representação que emergem em atividades de Modelagem Matemática: um estudo 
108  Apresentação  O que é isto, a Modelagem Matemática para e na Educação Matemática? 
114  Apresentação  A Educação Estatística na Infância 
115  Apresentação  Saberes Docentes Mobilizados por Professores de Matemática quando Trabalham ou Desenvolvem com seus Alunos Projetos com Características de Modelagem Matemática 
122  Apresentação  Construção de Jogos Eletrônicos em um Ambiente de Aprendizagem Baseado em Modelagem Matemática. 
148  Apresentação  Influências do Fenômeno de Congruência e Não-Congruência para a Compreensão dos objetos matemáticos em atividades de modelagem matemática: um estudo 
150  Apresentação  Validação de um Instrumento de Letramento Estatístico 
174  Apresentação  Estatística para alunos da 5ª série do ensino fundamental: estratégias construídas para resolução de problemas estatísticos de base 
176  Apresentação  Modelagem Matemática e Pensamento Matemático Avançado: Um Estudo à Luz dos Três Mundos da Matemática 
195  Apresentação  Educação Matemática e Ambiental: em Busca de Caminhos e Perspectivas 
220  Apresentação  Modelagem matemática: um método possível para a educação de jovens e adultos. 
230  Apresentação  As discussões matemáticas no ambiente de modelagem matemática 
238  Apresentação  A Modelagem Matemática e os processos recontextualizadores dos professores 
269  Apresentação  Modelagem Matemática de Fenômenos Físicos Envolvendo Grandezas Proporcionais e Funções do Primeiro Grau, Através de Atividades Experimentais 
296  Apresentação  Modelagem Matemática e as Discussões Técnicas 

Total de Trabalhos = 19

GT 10 - Matemática do Ensino Superior

Inscrição
Tipo
Título
Apresentação  Aplicação da Seqüência Fedathi na Aquisição do Processo de Integral Tripla com o Auxílio do Maple 
22  Apresentação  Uma Abordagem da Indução Finita no Ensino Superior 
57  Apresentação  O ensino de cálculo diferencial e integral no Brasil entre 1810 e 1934: os cursos das escolas militares do Rio de Janeiro e da Escola Politécnica de São Paulo 
129  Apresentação  Dificuldades ligadas a aprendizagem do anel quociente Zn 
194  Apresentação  Cônicas na formação de professores: uma engenharia didática 
295  Apresentação  Da geometria ao cálculo: construções dinâmicas como ferramenta no auxílio para a resolução de problemas de máximo e mínimo 

Total de Trabalhos = 6

GT 11 - Práticas Educativas em Educação Matemática

Inscrição
Tipo
Título
10  Apresentação  Comunicação Interativa: uma perspectiva para o ensino de Matemática 
12  Apresentação  Práticas avaliativas no ensino da matemática em turmas do 1º ano do ensino médio 
14  Apresentação  Discutindo os multisignificados de equação com professores de matemática 
15  Apresentação  Como os Alunos Compreendem o Ensino de Matemática 
19  Apresentação  Análise de Práticas Docentes, referentes à Sistematização dos Conteúdos Geométricos, de Professores dos Cursos de Licenciatura em Matemática 
20  Apresentação  Alfabetização Matemática: a Problemática com os Alunos nas Séries Finais do Ensino Fundamental 
30  Apresentação  Análise da produção escrita de alunos de um curso de Matemática em questões não-rotineiras 
38  Apresentação  Matofobia: infelizmente uma realidade escolar. Como evitar isto? 
39  Apresentação  Atividades Interativas para a Construção do Campo Conceitual dos Números Inteiros 
50  Apresentação  A contextualização como possibilidade para o estudo da geometria nos anos iniciais da educação básica 
59  Apresentação  Análise de registros escritos de professores da Educação Básica em questões não-rotineiras de matemática 
64  Apresentação  Da polarização entre aplicações teóricas nos currículos de matemática do ensino médio, às possibilidades de articulação. 
68  Apresentação  Trajetórias de aprendizagem sobre o tema funções de 2º grau 
73  Apresentação  Trajetória hipotética de aprendizagem em estatística 
84  Apresentação  Educação física & educação matemática na pré-escola 
86  Apresentação  Trajetória Hipotética de Aprendizagem sobre Funções Logarítmicas 
88  Apresentação  O JOGO DE XADREZ NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA 
95  Apresentação  Registros escritos de estudantes em questões não-rotineiras da área de conteúdo quantidade: um estudo 
101  Apresentação  Práticas didáticas no ensino de números racionais 
103  Apresentação  A Contextualização e Abrangência dos Conteúdos de Álgebra nos Vestibulares da UEL, UEM e UEPG 
106  Apresentação  A argumentação em matemática no guia de livros didáticos 
120  Apresentação  A aprendizagem da matemática por meio de projetos interdisciplinares 
146  Apresentação  O pensamento matemático revelado no discurso 
152  Apresentação  Análise da produção escrita de alunos paranaenses em questões de mudanças e relações 
172  Apresentação  Contexto, que contexto? 
184  Apresentação  O currículo de matemática, no ensino médio: uma análise considerando as dimensões culturais, sociais, formativas e políticas. 
199  Apresentação  Generalização de padrões e as oficinas experiências matemáticas 
218  Apresentação  Concepções da Álgebra nos Livros Didáticos: a necessidade de uma inter-relação para o desenvolvimento do pensamento algébrico 
228  Apresentação  Proposta de pesquisa da prática educativa de professores em cursos de engenharia 
239  Apresentação  O Realístico em Questões não Rotineiras de Matemática 
249  Apresentação  O trabalho com projetos e a educação matemática escolar 
255  Apresentação  A introdução da álgebra nos livros didáticos: um estudo da organização didática. 
261  Apresentação  Aprendendo análise combinatória através da resolução de problemas:um estudo com classes de 9o ano do Ensino Fundamental e 2o ano do Ensino Médio 
268  Apresentação  Cultura escolar e prática pedagógica em Matemática 
319  Apresentação  O Processo da Avaliação no Ensino e na Aprendizagem de Matemática 
340  Apresentação  Aspectos Didáticos do Ensino da Resolução de Problemas Usando Proporção em Livros Didáticos Atuais 
347  Apresentação  A Organização Curricular da Matemática do Ensino Médio no Brasil: uma abordagem histórica de sua organização para explicar o processo de constituição do seu currículo. 

Total de Trabalhos = 37

GT 12 - Educação Matemática de Jovens e Adultos

Inscrição
Tipo
Título
17  Apresentação  Possibilidades e desafios para o ensino de funções em turmas de eja - ensino médio 
25  Apresentação  A Mobilização de Saberes Matemáticos pelo Aluno da EJA em um Ambiente de Aprendizagem no Ensino Médio 
45  Apresentação  Professores e Professoras de Matemática da Educação de Jovens e Adultos: o pensamento geométrico no centro das aten 
149  Apresentação  Tensões entre conhecimentos matemáticos cotidianos e escolares em uma turma de ensino médio da educação de pessoas jovens e adultas 
213  Apresentação  Educação de jovens e adultos:da história de vida dos alunos aos problemas da interpretação da linguagem matemática 
216  Apresentação  Educação de jovens e adultos, caracterizando o perfil do egresso do projovem: uma experiência na formação de professores em educação em ciências e matemática 
242  Apresentação  O papel da estatística na inclusão de alunos da educação de jovens e adultos em atividades letradas 
250  Apresentação  Práticas de numeramento nos livros didáticos de matemática voltados para a educação de jovens e adultos 
339  Apresentação  Possibilidades e desafios na integração entre a educação de jovens e adultos e a educação profissional: uma contribuição da educação matemática 

Total de Trabalhos = 9

GT 13 - Matemática e Arte: Estudos Interdisciplinares

Inscrição
Tipo
Título
31  Apresentação  A representação geométrica na relação entre matemática e arte: um estudo nas obras de pintores catarinenses 

Total de Trabalhos = 0

Total Geral de Trabalhos = 286