XII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática EBRAPEM - Educação Matemática: Possibilidades de interlocução 05 a 07 de Setembro de 2008 Unesp - Rio Claro - SP |
||
GT 01 - Formação de Professores de Matemática
18  | Apresentação  | A formação continuada de professores de matemática na atividade coletiva  |
28  | Apresentação  | Professores Universitários que Usam a Tecnologia de Informação e Comunicação nas Aulas de Cálculo  |
35  | Apresentação  | Uma proposta para a formação de professores de um ensino de matemática com elementos da história da trigonometria  |
37  | Apresentação  | Concepções de matemática e de avaliação expressas nos relatórios avaliativos de professores  |
43  | Apresentação  | A identidade profissional docente frente às imposições das políticas públicas  |
44  | Apresentação  | A Interdisciplinaridade no Currículo de Matemática de Ensino Médio  |
46  | Apresentação  | Uma investigação sobre a aprendizagem doTeorema Fundamental do Cálculo  |
48  | Apresentação  | CARACTERÍSTICAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM FOCO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA E MATEMÁTICA  |
55  | Apresentação  | O estudo de fractais para futuros professores de matemática  |
60  | Apresentação  | Trabalho com projetos em educação matemática: formação e prática docente  |
74  | Apresentação  | A História da Produção em Pesquisa sobre Formação de Professores: Unesp ? Rio Claro e a Temática ?Trabalho?  |
79  | Apresentação  | A Álgebra no Ensino Superior e no Ensino Fundamental e Médio: existe Conexão?  |
94  | Apresentação  | O Espaço de Formação do Pedagogo para o Ensino de Matemática no Contexto de um Projeto Integrado de Formação Inicial de Professores  |
100  | Apresentação  | Práticas compartilhadas em um grupo de alunas da pedagogia que ensinam(rão) matemática  |
112  | Apresentação  | Os Números Decimais e suas Implicações: uma Análise de Atividades Usando a Calculadora nas Aulas de Matemática em Nível dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental  |
113  | Apresentação  | O ensino da estatística na escola básica: mobilizando o conhecimento da prática dos professores  |
119  | Apresentação  | Explicitar e Discutir Diferenças: o que isso teria a ver com formação de professores?  |
125  | Apresentação  | Formação de professores de matemática no cenário da mudanças curriculares: o caso da universidade federal do Acre  |
126  | Apresentação  | A Produção de Vídeo-Caso em Hipertexto na Educação Matemática: uma Contribuição para a Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática  |
133  | Apresentação  | Desenvolvimento profissional com apoio de grupos colaborativos: o caso de professores de matemática em início de carreira  |
143  | Apresentação  | A (Des)Profissionalização do Professor de Matemática  |
144  | Apresentação  | Uma discussão sobre a articulação entre as disciplinas específicas e pedagógicas em um curso de licenciatura em matemática  |
154  | Apresentação  | Estágio Curricular Supervisionado: análise de propostas em cursos de Licenciatura em Matemática  |
156  | Apresentação  | As Potencialidades do Trabalho com Projetos, em Cálculo Diferencial e Integral I, integrado às Tecnologias Digitais na Formação Inicial Docente em Matemática  |
157  | Apresentação  | Teoria elementar dos números: uma análise com os cadernos do professor do ensino médio  |
162  | Apresentação  | A Ressiginificação da Prática Profissional a Partir de um Curso de Mestrado Profissional  |
163  | Apresentação  | Saberes docentes e questões metodológicas  |
168  | Apresentação  | Formação continuada do professor das séries iniciais: uma investigação sobre a ressignificação de conceitos geométricos, a partir do uso do software cabri-géomètre  |
169  | Apresentação  | Relações topológicas na educação infantil: o que conhece o professor?  |
173  | Apresentação  | Mobilização na escola, desempenho escolar e saber matemático: estudo em um grupo específico de alunos de escolas pública e particular.  |
178  | Apresentação  | Equações no Ensino Médio: Uma Síntese das Dissertações e Teses Produzidas no Brasil de 1998 a 2006  |
187  | Apresentação  | O Programa Universidade sem Fronteiras na Formação Inicial de Professores de Matemática  |
189  | Apresentação  | Propostas de formação inicial de professores de matemática: um estudo de PPPs de cursos no estado do Paraná  |
197  | Apresentação  | "O tornar-se o que se é" do professor de matemática e o espaço escolar  |
198  | Apresentação  | Significados Fenomenológicos da Orientação Pedagógica para o Ensino Fundamental de Geometria  |
200  | Apresentação  | Formação Continuada Docente no Rio Grande do Sul: horizontes e contradições presentes nas Políticas Públicas  |
206  | Apresentação  | O trabalho docente do professor formador: um estudo de caso em uma instituição privada  |
207  | Apresentação  | Um estudo das organizações didática e matemática de professores em início de docência durante as aulas de função  |
208  | Apresentação  | As dificuldades e dilemas dos professores PEBI em início de carreira  |
219  | Apresentação  | Investigando geometria: aprendizagens de professoras da educação infantil  |
222  | Apresentação  | A escola como local privilegiado para a formação continuada de professores  |
223  | Apresentação  | A implementação da proposta do programa de desenvolvimento educacional, com resultados das interações a distância do grupo de trabalho em rede no estado do paraná  |
225  | Apresentação  | Trajetória de Vida de Professores de Matemática  |
235  | Apresentação  | Desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática: como o professor se transforma no professor que é  |
241  | Apresentação  | Acaso e incerteza na concepção de professores que ensinam matemática  |
243  | Apresentação  | As conversões de Registros do Objeto "Distribuição de Freqüências" em um Ambiente Informatizado  |
246  | Apresentação  | As possíveis influências das experiências da prática na cultura docente dos futuros professores de matemática  |
252  | Apresentação  | Autocartografia: percursos de formação, prática e saberes docentes na constituição dos espaços de saber/poder no ensino de Matemática  |
253  | Apresentação  | Demonstrações em geometria euclidiana: uma sequência didática como recurso metodológico para seu ensino.  |
254  | Apresentação  | No Sertão Tem disso Sim: A Formação do Professor de Matemática Pesquisador no Projeto Parceladas  |
257  | Apresentação  | O Ensino dos Conceitos de Análise Combinatória e o Livro Didático: discurso de professores do ensino médio  |
263  | Apresentação  | Probabilidade e tarefas exploratório-investigativas: mobilização e produção de saberes nas aulas de matemática  |
266  | Apresentação  | Mentalidade curricular em educação matemática: uma perspectiva multicultural  |
271  | Apresentação  | Formação de professores para o ensino de matemática na escola fundamental: um olhar sobre o tema medidas  |
272  | Apresentação  | Formação Matemática do Professor nas Disciplinas de Conteúdo Matemático de um Curso de Licenciatura em Matemática  |
274  | Apresentação  | O processo de leitura e escrita na resolução de problemas matemáticos  |
277  | Apresentação  | Resolução de problemas nos iniciais do ensino fundamental: uma análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais  |
286  | Apresentação  | A formação inicial do professor de matemática na modalidade a distância: oportunidades iguais em condições diferentes  |
287  | Apresentação  | O Logicismo, o Formalismo e o Intuicionismo e seus Diferentes Modos de Pensar a Matemática  |
288  | Apresentação  | A Licenciatura em Matemática e a Formação de Intelectuais Críticos: limites e possibilidades  |
291  | Apresentação  | Capacitação/formação continuada dos professores que ensinam matemática nas séries iniciais  |
297  | Apresentação  | O curso de Pedagogia e a formação Matemática para a docência nas séries iniciais do ensino fundamental  |
298  | Apresentação  | Os Registros de representação semiótica e o trabalho com aritmética nas séries iniciais da escolaridade: uma experiência de formação docente  |
305  | Apresentação  | nvestigação do Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Metodologia de Resolução de Problemas  |
306  | Apresentação  | O Modelo dos Campos Semânticos como Instrumento de Leitura da Prática Profissional do Professor de Matemática.  |
307  | Apresentação  | Dilemas e Dificuldades do Professor em Início de Carreira  |
308  | Apresentação  | Trajetórias de Formação: o desenvolvimento profissional de professores de matemática  |
310  | Apresentação  | De que Forma os Professores que Ensinam Matemática nas Séries Iniciais Interagem com as Tecnologias Áudio-Visuais nos Programas de Educação Continuada?  |
323  | Apresentação  | Geometrias Não-Euclidianas em um Curso de Atualização para Professores da Educação Básica  |
328  | Apresentação  | Educação Continuada em Grupos de Estudo: possibilidades com foco no ensino da Geometria  |
330  | Apresentação  | Era uma vez... Aprendizagens de Professoras Escrevendo Histórias Infantis para Ensinar Matemática  |
331  | Apresentação  | Produção de Objetos de Aprendizagem Colaborativa para o Portal Educacional da Secretaria de Educação do Estado do Paraná com Professores de Matemática  |
332  | Apresentação  | Desenvolvimento metacognitivo na formação inicial de professores de matemática  |
335  | Apresentação  | A pesquisa brasileira sobre formação de professores que ensinam matemática: diversidade teórico-metodológicas, desafios epistemológicos e a busca de identidade  |
346  | Apresentação  | Biografias Educativas e a Constituição Profissional de Formadores de Professores de Matemática  |
Total de Trabalhos = 75
GT 02 - Filosofia, Epistemologia e Educação Matemática
16  | Apresentação  | A escrita em aulas de matemática: uma proposta para a busca da identidade e alteridade  |
42  | Apresentação  | Um estudo do primeiro projeto pedagógico do ?curso superior de tecnologia em fabricação mecânica? ofertado no campus ponta grossa da utfpr: trilhando caminhos para esclarecer o modo pelo qual a ciênci  |
69  | Apresentação  | O que é Demonstração? Aspectos filosóficos  |
98  | Apresentação  | : Matemáticas nos usos e jogos de linguagem: ampliando concepções na Educação Matemática  |
110  | Apresentação  | Currículos de Matemática no Ensino Médio: estabelecendo critérios para escolha e organização de conteúdos.  |
164  | Apresentação  | Pensar a Formação do Professor de Matemática: discussões teóricas atuais  |
167  | Apresentação  | No "tecer" de uma Pesquisa: o que pode uma escola?  |
188  | Apresentação  | Compreender-se educador matemático  |
205  | Apresentação  | A importância da contextualização e da descontextualização no ensino de matemática: uma análise epistemológica  |
214  | Apresentação  | Prova, Explicação e Intuição em Bernard Bolzano  |
259  | Apresentação  | Estratégias de Ensino de Sistemas de Equações Algébricas em Livros Didáticos Usados no Brasil (1890 - 1930)  |
281  | Apresentação  | BIOLOGIA E MATEMÁTICA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NO ENSINO MÉDIO  |
290  | Apresentação  | Reflexões sobre a Educação na Visão Einsteiniana  |
320  | Apresentação  | Um ensaio sobre educação matemática e linguagem  |
333  | Apresentação  | O significado de matemática no termo educação matemática  |
Total de Trabalhos = 15
GT 03 - Psicologia na Educação Matemática
36  | Apresentação  | O conhecimento simbólico e a álgebra escolar: um estudo sob a ótica da análise do comportamento  |
104  | Apresentação  | Pensamento Matemático e Psicogênese de Conceitos Econômicos: interfaces e implicações para a educação matemática  |
139  | Apresentação  | Influências de valores dos professores de matemática na dimensão afetiva dos alunos  |
201  | Apresentação  | Os Problemas Multiplicativos: a leitura e o raciocínio utilizado para resolver os problemas e expressar na forma escrita  |
256  | Apresentação  | O papel da diversificação de atividades para a compreensão das noções de geometria na escola  |
294  | Apresentação  | A relação professor/aluno e o processo ensino aprendizagem em matemática  |
304  | Apresentação  | Um estudo sobre as relações entre as atitudes em relação à matemática e a resolução de problemas envolvendo frações  |
343  | Apresentação  | Recurso interpretativo funcional como saber docente no ensino de conteúdos curriculares de matemática  |
409  | Apresentação  | Foro Multidisciplinar de Discussão  |
Total de Trabalhos = 9
GT 04 - História da Matemática
5  | Apresentação  | Dimensões Teórico-Metodológicas Implícitas nas Inter-Relações entre o Desenvolvimento Histórico do Cálculo Diferencial e Integral e seu Contexto na Educação Matemática  |
72  | Apresentação  | Considerações Sobre o Estudo Histórico-institucional da Sociedade de Matemática de São Paulo  |
111  | Apresentação  | Ternos pitagóricos: uma ferramenta pedagógica no ensino do teorema de Pitágoras  |
117  | Apresentação  | Um Conto, uma História e um Poema: uma Primeira Análise da Obra de Mario Tourasse Teixeira  |
215  | Apresentação  | A relação cartografia e geometria diferencial: da influência grega às obras de Mercator, Lambert e Gauss  |
227  | Apresentação  | Sistemas semióticos de significação cultural e tecnologias da inteligência no ensino de matemática  |
262  | Apresentação  | Concepções sobre Infinto dos Licenciandos em Matemática da Universidade Federal do Espírito Santo  |
265  | Apresentação  | Problemas e Modelos Matemáticos que Contribuíram com o Desenvolvimento do Cálculo: dos gregos a Newton  |
337  | Apresentação  | Há revoluções na matemática?  |
345  | Apresentação  | A participação da história da matemática na formação de professores de matemática na óptica de professores/pesquisadores  |
Total de Trabalhos = 10
GT 05 - História da Educação Matemática
1  | Apresentação  | Educação matemática no estado do Maranhão: um resgate da formação de professores de matemática no período de 1960 a 1990  |
41  | Apresentação  | Perspectivas da constituição da Educação Matemática como campo de pesquisa na Universidade Federal de Minas Gerais:uma investigação das ações, práticas e produções desenvolvidas no âmbito do PPGE-UFMG  |
71  | Apresentação  | A Teoria dos Conjuntos no Ensino Primário: um marco da linguagem da matemática moderna  |
107  | Apresentação  | Bento de Jesus Caraça e a Educação Matemática  |
118  | Apresentação  | O ENSINO DE FUNÇÕES NO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL.  |
123  | Apresentação  | O ensino de geometria: problematizando o uso dos materiais manipuláveis  |
124  | Apresentação  | A Problemática do Uso da Figura no Ensino de Geometria : indicativos para uma pesquisa histórica  |
158  | Apresentação  | As Licenciaturas em Matemática: configuração em movimento  |
165  | Apresentação  | O professor de matemática como sujeito de sua prática de ensino: fazendo história, assumindo riscos  |
166  | Apresentação  | Os Bordados e os Tecidos  |
181  | Apresentação  | O Movimento da Matemática Moderna e as Escolas Técnicas de São Paulo, 1960-1980  |
190  | Apresentação  | O SCHOOL MATHEMATICS STUDY GROUP E O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL  |
202  | Apresentação  | Ensino da técnica da perspectiva: encaminhamentos para uma pesquisa histórica  |
231  | Apresentação  | Elementos Históricos da Educação Matemática no Contexto Amazonense (1850 A 1950).  |
270  | Apresentação  | Possibilidades metodológicas na construção de uma narrativa histórica  |
276  | Apresentação  | Matemática Moderna e Formação de Professores: análise da linguagem matemática estruturalista nos programas das disciplinas do curso de licenciatura em matemática da UFSC, durante as décadas de 60 a 80  |
293  | Apresentação  | Circulação e História das Idéias em Portugal: Azevedo Fortes e a Engenharia Militar do século XVIII  |
303  | Apresentação  | Análise de textos didáticos: algumas compreensões  |
327  | Apresentação  | O Papel Determinante da Educação e do Lyceu do Prof. Salathiel de Almeida na Configuração do Contexto Geopolítico, Social e Econômico do Município de Muzambinho  |
Total de Trabalhos = 19
GT 06 - Tecnologias Informáticas e Educação Matemática
6  | Apresentação  | Lógica Matemática no Ensino Médio: uma proposta de atividades para mobilizar raciocínios com estrutura lógica formal  |
11  | Apresentação  | Geometria Hiperbólica: uma proposta didática a distäncia  |
21  | Apresentação  | Ensino de Funções de 1º e 2º graus no 9º ano do ensino fundamental com o auxílio do software GRAPHMAT  |
23  | Apresentação  | O Uso das Calculadoras nas Aulas de Matemática: concepções de professores, alunos e mães de alunos  |
27  | Apresentação  | Elementos de uma Proposta de Formação de Professores da Licenciatura em Matemática: articulando o uso das TICs e a formação inicial do professor de Matemática  |
32  | Apresentação  | Física e Matemática ? Uma Abordagem Construcionista: ensino e aprendizagem de cinemática e funções com auxílio do computador  |
33  | Apresentação  | Um sistema baseado em conhecimento com interface em lingua natural para o ensino de matemática  |
47  | Apresentação  | Investigações, Tecnologias e Aprendizagem Matemática  |
49  | Apresentação  | O Trabalho Docente com Geometria Dinâmica em uma Perspectiva Investigativa  |
51  | Apresentação  | O jogo computacional nas aulas de matemática no ensino médio: uma abordagem crítica.  |
75  | Apresentação  | Movimento das pesquisas que relacionam as tecnologias da informação e comunicação com a formação de professores no contexto da educação matemática  |
80  | Apresentação  | Grupo de Estudos e a Produção de Atividades Matemáticas utilizando o Winplot  |
90  | Apresentação  | Dos conceitos dinâmicos à dinâmica dos conceitos no ensino-aprendizagem da geometria dinâmica e o papel do professor do ensino superior neste processo  |
96  | Apresentação  | Utilizando blogs como ferramenta de suporte a aprendizagem de matemática no ensino superior  |
97  | Apresentação  | Aprendizagem significativa e geometria dinâmica  |
99  | Apresentação  | O Computador na Prática Docente: Um Estudo dos Aspectos que Dificultam seu Uso  |
137  | Apresentação  | A concepção de professores de matemática sobre a inter-relação da matemática e física no uso de objetos de aprendizagem  |
142  | Apresentação  | Tecnologias e Professores de Matemática: usos e desafios  |
151  | Apresentação  | A compreensão do conceito de função mediante a utilização da planilha  |
153  | Apresentação  | Dimensões Implícitas nos Processos de Visualização e Representação de Conceitos Matemáticos em Cálculo Diferencial e Integral no Contexto das Possibilidades Didático-Pedagógicas de um Software Tridime  |
155  | Apresentação  | O uso do hipertexto na aprendizagem de cálculo em um ambiente virtual  |
171  | Apresentação  | O SIGNIFICADO DAS MÍDIAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO: O uso (crítico) do computador pode auxiliar a aprendizagem e promover a contextualização?  |
180  | Apresentação  | Jornal eletrônico de matemática: usando o blog como instrumento de re-elaboração de compreensões sobre o conhecimento matemático do aluno do ensino médio do cepae  |
182  | Apresentação  | Calculadora Colorida e Musical: o papel da percepção sonora na atribuição de significados matemáticos para números racionais por alunos cegos e alunos com baixa visão  |
191  | Apresentação  | Ensino de Matemática e Computador: uma estreita relação  |
192  | Apresentação  | Calculadora colorida e musical: uma ferramenta para explorar números racionais.  |
193  | Apresentação  | Um Estudo de Dissertações de Mestrado de Educação Matemática que Utilizam Tecnologias no Ensino e Aprendizagem no Contexto da Álgebra  |
212  | Apresentação  | A Elaboração de Conjecturas em Geometria com o Auxílio do Cabri-Geomètre  |
226  | Apresentação  | WebQuests: laços entre concepções e atitudes em tarefas de Álgebra produzidas por educadores na Comunidade Virtual EscolaBR  |
232  | Apresentação  | Um Estudo das Dissertações de Mestrado de Educação Matemática da PUC/SP que Utilizam Tecnologias no Ensino e Aprendizagem no Contexto da Geometria.  |
234  | Apresentação  | Objetos de Aprendizagem e Proporcionalidade: uma análise da construção dos conceitos a partir da Teoria dos Campos Conceituais  |
245  | Apresentação  | O Tratamento da Informação nos Guias Curriculares e no Saresp: subsídios para uma seqüência didática apoiada nas Tecnologias de Informação e Comunicação  |
258  | Apresentação  | A utilização de tecnologias para o ensino aprendizagem das regras de sinais  |
284  | Apresentação  | Resolução de Sistemas de Equações do 1º Grau com Auxilio do Aplusix  |
285  | Apresentação  | Utilizando o Second Life como suporte ao ensino da Matemática: desafios e perspectivas  |
317  | Apresentação  | Mudanças na Prática Pedagógica do Professor de Matemática com a Inserção do Computador: uma proposta de pesquisa-ação  |
322  | Apresentação  | Aprendizagem de conceitos geométricos em ambiente de geometria dinâmica ? uma análise da produção de alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental  |
324  | Apresentação  | TRABALHANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS COM TECNOLOGIAS INFORMÁTICAS POR MEIO DA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇAO CIVIL  |
326  | Apresentação  | Estratégias para o Ensino de Funções através do Tabulæ Colaborativo e do MathMoodle  |
329  | Apresentação  | Projetos de Modelagem ao Longo de um Curso Online  |
338  | Apresentação  | Perspectivas comunicacional e hipertextual à luz das tecnologias em educação  |
Total de Trabalhos = 41
GT 07 - Etnomatemática
29  | Apresentação  | Relações entre as características locais de uma escola rural e as aulas de matemática das séries finais do ensino fundamental  |
54  | Apresentação  | Os saberes matemáticos e suas relações com o cotidiano: um estudo da etnomatemática na Comunidade Campestre  |
134  | Apresentação  | Etnomatemática: do ôntico ao ontológico  |
217  | Apresentação  | Geometria em Práticas e Artefatos das etnias Tupinikim e Guarani do Espírito Santo  |
221  | Apresentação  | Um Estudo da Construção de uma Proposta Curricular de Matemática para o Curso de Licenciatura Indígena Teko Arandu.  |
236  | Apresentação  | Conexões teóricas e práticas entre Etnomatemática e Edcação Matemática Crítica  |
251  | Apresentação  | Letramento e Etnomatemática: saberes matemáticos no cotidiano dos ribeirinhos  |
278  | Apresentação  | Os saberes matemáticos dos fabricantes e tocadores de rabecas da festividade de São Benedito em Bragança-Pa  |
289  | Apresentação  | Diálogo entre aprendizagem matemática e cultura amazônica no contexto da sala de aula  |
292  | Apresentação  | Pensando em um Currículo de Matemática para a Escola Ribeirinha: entre o saber local e o saber global  |
313  | Apresentação  | Sala de aula como um espaço sociocultural: uma prática educativa com um olhar etnomatemático  |
341  | Apresentação  | A marchetaria e as dimensões da etnomatemática  |
344  | Apresentação  | Educação matemática crítica: contribuições para o debate teórico e seus reflexos nos trabalhos acadêmicos  |
Total de Trabalhos = 13
GT 08 - Investigação em Sala de Aula e Formulação de Problemas
2  | Apresentação  | As diferentes linguagens que (co)existem e se articulam nas aulas de matemática  |
8  | Apresentação  | Observação e generalização de padrões e o trabalho com progressões aritméticas  |
24  | Apresentação  | Investigação de Aprendizagens Envolvendo Validações Algébricas de Conjecturas no Conjunto dos Inteiros.  |
58  | Apresentação  | Praticas de leitura e escrita nas aulas de matemática: Contribuições para uma abordagem da matematica no Ensino Fundamental à luz da teoria da aprendizagem situada  |
62  | Apresentação  | Fractais e aulas exploratório-investigativas: um estudo do pensamento e linguagem algébricos na escola básica  |
78  | Apresentação  | O calendário e o jogo de dominó: uma abordagem metodológica na educação matemática  |
92  | Apresentação  | O ensino-aprendizagem-avaliação de geometria através da resolução de problemas: perspectivas à formação inicial docente em matemática  |
128  | Apresentação  | Algumas Reflexões Relativas à Variável, Mobilizadas Segundo o Modelo 3UV  |
130  | Apresentação  | Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Geometria através de Resolução de Problemas  |
135  | Apresentação  | Uso da investigação matemática no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental  |
138  | Apresentação  | Campreensões Elaboradas por Alunos com Dificuldades de Aprendizagem em Matemática na Lida Com o Material Cuisenaire  |
141  | Apresentação  | Pensamento e Linguagem Algébrica dos Estudantes em Fase Inicial do Ensino de Álgebra  |
145  | Apresentação  | A observação e a generalização de padrões e seus beneficios aos alunos do ensino Médio  |
147  | Apresentação  | Um estudo de procedimentos de validação de igualdades algébricas por meio da aritmética e da geometria  |
159  | Apresentação  | Um estudo sobre a identidade matemática de alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar  |
170  | Apresentação  | Educação matemática: interlocuções com a educação na arquitetura  |
179  | Apresentação  | O Significado do Sinal de Igualdade na Jornada pelos ?Três Mundos da Matemática?  |
183  | Apresentação  | Os cenários de investigação matemática como metodologia para o ensino de geometria no ensino fundamental  |
185  | Apresentação  | Equações de 1º e 2º graus e funções afim e quadrática: detecção de lacunas entre alunos do ensino médio  |
196  | Apresentação  | Uma Organização Didática para Ensinar Conteúdos Matemáticos por meio de Situações Problematizadoras  |
209  | Apresentação  | Uma Investigação das Argumentações de Alunos do Sexto Ano do Ensino Fundamental sobre Fração  |
210  | Apresentação  | Critérios de divisibilidade: estudo por meio de uma seqüência didática.  |
233  | Apresentação  | Os alunos de 5ª série/6º ano frente a atividades sobre observação e generalização de padrões  |
240  | Apresentação  | O significado de equação no último ano do segundo ciclo do ensino fundamental: um olhar sobre alunos reprovados e não-reprovados à luz de diferentes mundos da matemática  |
275  | Apresentação  | Uma investigação sobre função Quadrática com alunos do 1º ano do Ensino Médio  |
279  | Apresentação  | O cálculo mental como ferramenta e objeto durante o estudo de proporcionalidade por alunos do 7o ano do ensino fundamental  |
282  | Apresentação  | O ensino da trigonometria subsidiado pelas teorias dos campos conceituais de Vergnaud e da aprendizagem significativa de Ausubel  |
299  | Apresentação  | Um Panorama das Dissertações Voltado ao Ensino Fundamental Referente a Equações Algébricas  |
309  | Apresentação  | Análise combinatória apoiada na metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas  |
334  | Apresentação  | Matemática no Ensino Fundamental: estratégias metodológicas para o processo ensino-aprendizagem durante o cinqüentenário - 1958/2008  |
336  | Apresentação  | Investigações geométricas: desde a formação do professor até a sala de aula de matemática  |
342  | Apresentação  | A Implementação da Edição Especial do Programa São Paulo Faz Escola com Vistas à Resolução de Problemas e aos Níveis de Conhecimento Esperados.  |
Total de Trabalhos = 32
GT 09 - Modelagem Matemática, Educação Estatística e Educação Ambiental
52  | Apresentação  | Modelagem Matemática e a Dinâmica da Formação a Distância  |
76  | Apresentação  | Articulando Educação Estatística e Modelagem Matemática em uma Investigação com o Ensino Medio  |
83  | Apresentação  | Vertentes teóricas presentes nas produções científicas de modelagem matemática no cenário internacional: análise dos artigos publicados nas international conference on the teaching of mathematical mod  |
89  | Apresentação  | O Processo de Escolha dos Trabalhos de Modelagem Matemática pelos ALunos: Apresentação de dados  |
105  | Apresentação  | Os fenômenos de congruência e não-congruência em conversões entre registros de representação que emergem em atividades de Modelagem Matemática: um estudo  |
108  | Apresentação  | O que é isto, a Modelagem Matemática para e na Educação Matemática?  |
114  | Apresentação  | A Educação Estatística na Infância  |
115  | Apresentação  | Saberes Docentes Mobilizados por Professores de Matemática quando Trabalham ou Desenvolvem com seus Alunos Projetos com Características de Modelagem Matemática  |
122  | Apresentação  | Construção de Jogos Eletrônicos em um Ambiente de Aprendizagem Baseado em Modelagem Matemática.  |
148  | Apresentação  | Influências do Fenômeno de Congruência e Não-Congruência para a Compreensão dos objetos matemáticos em atividades de modelagem matemática: um estudo  |
150  | Apresentação  | Validação de um Instrumento de Letramento Estatístico  |
174  | Apresentação  | Estatística para alunos da 5ª série do ensino fundamental: estratégias construídas para resolução de problemas estatísticos de base  |
176  | Apresentação  | Modelagem Matemática e Pensamento Matemático Avançado: Um Estudo à Luz dos Três Mundos da Matemática  |
195  | Apresentação  | Educação Matemática e Ambiental: em Busca de Caminhos e Perspectivas  |
220  | Apresentação  | Modelagem matemática: um método possível para a educação de jovens e adultos.  |
230  | Apresentação  | As discussões matemáticas no ambiente de modelagem matemática  |
238  | Apresentação  | A Modelagem Matemática e os processos recontextualizadores dos professores  |
269  | Apresentação  | Modelagem Matemática de Fenômenos Físicos Envolvendo Grandezas Proporcionais e Funções do Primeiro Grau, Através de Atividades Experimentais  |
296  | Apresentação  | Modelagem Matemática e as Discussões Técnicas  |
Total de Trabalhos = 19
GT 10 - Matemática do Ensino Superior
9  | Apresentação  | Aplicação da Seqüência Fedathi na Aquisição do Processo de Integral Tripla com o Auxílio do Maple  |
22  | Apresentação  | Uma Abordagem da Indução Finita no Ensino Superior  |
57  | Apresentação  | O ensino de cálculo diferencial e integral no Brasil entre 1810 e 1934: os cursos das escolas militares do Rio de Janeiro e da Escola Politécnica de São Paulo  |
129  | Apresentação  | Dificuldades ligadas a aprendizagem do anel quociente Zn  |
194  | Apresentação  | Cônicas na formação de professores: uma engenharia didática  |
295  | Apresentação  | Da geometria ao cálculo: construções dinâmicas como ferramenta no auxílio para a resolução de problemas de máximo e mínimo  |
Total de Trabalhos = 6
GT 11 - Práticas Educativas em Educação Matemática
10  | Apresentação  | Comunicação Interativa: uma perspectiva para o ensino de Matemática  |
12  | Apresentação  | Práticas avaliativas no ensino da matemática em turmas do 1º ano do ensino médio  |
14  | Apresentação  | Discutindo os multisignificados de equação com professores de matemática  |
15  | Apresentação  | Como os Alunos Compreendem o Ensino de Matemática  |
19  | Apresentação  | Análise de Práticas Docentes, referentes à Sistematização dos Conteúdos Geométricos, de Professores dos Cursos de Licenciatura em Matemática  |
20  | Apresentação  | Alfabetização Matemática: a Problemática com os Alunos nas Séries Finais do Ensino Fundamental  |
30  | Apresentação  | Análise da produção escrita de alunos de um curso de Matemática em questões não-rotineiras  |
38  | Apresentação  | Matofobia: infelizmente uma realidade escolar. Como evitar isto?  |
39  | Apresentação  | Atividades Interativas para a Construção do Campo Conceitual dos Números Inteiros  |
50  | Apresentação  | A contextualização como possibilidade para o estudo da geometria nos anos iniciais da educação básica  |
59  | Apresentação  | Análise de registros escritos de professores da Educação Básica em questões não-rotineiras de matemática  |
64  | Apresentação  | Da polarização entre aplicações teóricas nos currículos de matemática do ensino médio, às possibilidades de articulação.  |
68  | Apresentação  | Trajetórias de aprendizagem sobre o tema funções de 2º grau  |
73  | Apresentação  | Trajetória hipotética de aprendizagem em estatística  |
84  | Apresentação  | Educação física & educação matemática na pré-escola  |
86  | Apresentação  | Trajetória Hipotética de Aprendizagem sobre Funções Logarítmicas  |
88  | Apresentação  | O JOGO DE XADREZ NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA  |
95  | Apresentação  | Registros escritos de estudantes em questões não-rotineiras da área de conteúdo quantidade: um estudo  |
101  | Apresentação  | Práticas didáticas no ensino de números racionais  |
103  | Apresentação  | A Contextualização e Abrangência dos Conteúdos de Álgebra nos Vestibulares da UEL, UEM e UEPG  |
106  | Apresentação  | A argumentação em matemática no guia de livros didáticos  |
120  | Apresentação  | A aprendizagem da matemática por meio de projetos interdisciplinares  |
146  | Apresentação  | O pensamento matemático revelado no discurso  |
152  | Apresentação  | Análise da produção escrita de alunos paranaenses em questões de mudanças e relações  |
172  | Apresentação  | Contexto, que contexto?  |
184  | Apresentação  | O currículo de matemática, no ensino médio: uma análise considerando as dimensões culturais, sociais, formativas e políticas.  |
199  | Apresentação  | Generalização de padrões e as oficinas experiências matemáticas  |
218  | Apresentação  | Concepções da Álgebra nos Livros Didáticos: a necessidade de uma inter-relação para o desenvolvimento do pensamento algébrico  |
228  | Apresentação  | Proposta de pesquisa da prática educativa de professores em cursos de engenharia  |
239  | Apresentação  | O Realístico em Questões não Rotineiras de Matemática  |
249  | Apresentação  | O trabalho com projetos e a educação matemática escolar  |
255  | Apresentação  | A introdução da álgebra nos livros didáticos: um estudo da organização didática.  |
261  | Apresentação  | Aprendendo análise combinatória através da resolução de problemas:um estudo com classes de 9o ano do Ensino Fundamental e 2o ano do Ensino Médio  |
268  | Apresentação  | Cultura escolar e prática pedagógica em Matemática  |
319  | Apresentação  | O Processo da Avaliação no Ensino e na Aprendizagem de Matemática  |
340  | Apresentação  | Aspectos Didáticos do Ensino da Resolução de Problemas Usando Proporção em Livros Didáticos Atuais  |
347  | Apresentação  | A Organização Curricular da Matemática do Ensino Médio no Brasil: uma abordagem histórica de sua organização para explicar o processo de constituição do seu currículo.  |
Total de Trabalhos = 37
GT 12 - Educação Matemática de Jovens e Adultos
17  | Apresentação  | Possibilidades e desafios para o ensino de funções em turmas de eja - ensino médio  |
25  | Apresentação  | A Mobilização de Saberes Matemáticos pelo Aluno da EJA em um Ambiente de Aprendizagem no Ensino Médio  |
45  | Apresentação  | Professores e Professoras de Matemática da Educação de Jovens e Adultos: o pensamento geométrico no centro das aten  |
149  | Apresentação  | Tensões entre conhecimentos matemáticos cotidianos e escolares em uma turma de ensino médio da educação de pessoas jovens e adultas  |
213  | Apresentação  | Educação de jovens e adultos:da história de vida dos alunos aos problemas da interpretação da linguagem matemática  |
216  | Apresentação  | Educação de jovens e adultos, caracterizando o perfil do egresso do projovem: uma experiência na formação de professores em educação em ciências e matemática  |
242  | Apresentação  | O papel da estatística na inclusão de alunos da educação de jovens e adultos em atividades letradas  |
250  | Apresentação  | Práticas de numeramento nos livros didáticos de matemática voltados para a educação de jovens e adultos  |
339  | Apresentação  | Possibilidades e desafios na integração entre a educação de jovens e adultos e a educação profissional: uma contribuição da educação matemática  |
Total de Trabalhos = 9
GT 13 - Matemática e Arte: Estudos Interdisciplinares
31  | Apresentação  | A representação geométrica na relação entre matemática e arte: um estudo nas obras de pintores catarinenses  |
Total de Trabalhos = 0
Total Geral de Trabalhos = 286